
Em junho deste ano, fomos contactados para fazer parte de um projeto maravilhoso que tem como objetivo celebrar os 50 anos de trabalho de Jorge Bodanzky, cineasta brasileiro, que desde os anos 70 ousou virar a câmera para os problemas da Amazônia e de seus povos originários. Problemas esses que, infelizmente, ao invés de diminuirem em função do conhecimento, só têm aumentado nos últimos anos.
No dia 5 de setembro, dia da Amazônia, demos o primeiro passo rumo à concretização desse sonho, ao lançar o logo do projeto e, ao mesmo tempo, sua conta de Instagram - @bodanzky50amazonia.
O desafio foi o de criar uma identidade visual que representasse não só as obras de Bodanzky ao longo de sua trajetória, mas que carregasse também o ethos do próprio projeto. Para isso, foi traçado um paralelo entre o constante movimento da água, o rolo de filme e o tempo. Cada um com seu começo, meio e fim, e, paradoxalmente, o ser cíclico. Cada ponto de terra que a água toca é um snapshot desse tempo e contexto, um marco espaço-temporal da relação entre os elementos e agentes do nosso planeta. Enquanto a água empurra ela é empurrada, sendo pela terra, vento, lua ou o homem. Uma eterna via de mão dupla, em que quem dá também recebe, marca registrada da obra de Jorge Bodanzky.
Foi com tudo isso em mente que criamos o logotipo que será utilizado nas mídias sociais, eventos, papelaria e COPs ao longo destes 2 anos de projeto. Ficamos muito felizes com o resultado! E Bodanzky também!





